Blog

OS (QUASE) 150 ANOS DA PRIMEIRA MARCA REGISTRADA DE CERVEJA

ORIGENS A indústria de bebidas é um dos setores mais antigos e prósperos do mundo, com uma rica história que remonta a milhares de anos. Da mesma forma, a prática de usar marcas para identificar produtos descende de tempos antigos,…

Leia Mais

JUSTIÇA DECIDE QUE BRAZIL BEER CHALLENGE NÃO SE CONFUNDE COM COPA CERVEJA BRASIL

A Justiça Federal negou o pedido da empresa Science of Beer, proprietária da marca “Brazil Beer Challenge”, de identificação de concursos de cerveja, para que a Associação Brasileira das Microcervejarias e Empresas do Setor Cervejeiro (Abracerva) não pudesse mais usar…

Leia Mais

ATUALIZAÇÃO NA CLASSIFICAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS DO INPI

Quando você deposita o seu pedido de marca, é necessário indicar quais produtos ou serviços sua marca visa a proteger. O INPI adota a Classificação Internacional de Produtos e Serviços de Nice (NCL, na sigla em inglês), que possui uma…

Leia Mais

LEIA ANTES DE LANÇAR SUA NOVA MARCA

Existe uma etapa muito importante antes de lançar uma nova marca no mercado, a pesquisa de anterioridade. A pesquisa de anterioridade nada mais é que uma busca feita na plataforma do INPI para verificar se a marca pretendida já foi…

Leia Mais

REGISTRO DE MARCA: QUEM QUER SER MILIONÁRIO?

Em fevereiro de 2018, a cervejaria californiana Stone Brewing ajuizou ação contra o conglomerado cervejeiro MillerCoors, por estarem utilizando indevidamente a marca registrada  Stone® na  apresentação da lata Keystone Light; No final de março deste ano, a MillerCoors foi condenada…

Leia Mais

E-BOOK MARCA CERVEJEIRA

O ebook Marca Cervejeira é um guia definitivo sobre marcas, voltado especificamente para o mercado cervejeiro. Agora não há mais desculpa para relegar o registro da marca da sua cervejaria e dos seus rótulos. A partir da leitura do material…

Leia Mais

CUIDADOS COM A PUBLICIDADE DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

Existem muitas dúvidas relativas ao que pode ou não ser veiculado nas peças publicitárias de bebidas alcoólicas. Apesar de a grande maioria das marcas ter consciência e bom senso quanto ao conteúdo da publicidade, é necessário ter uma série de…

Leia Mais

MEDIA FOR EQUITY NO MERCADO BEBIDAS

Já pensou em ter um artista ou esportista famoso promovendo a sua marca? Isso parece estar totalmente fora da realidade das microprodutores de bebidas, mas movimentos ocorridos em diversos mercados tornaram realidade algo que antes parecia ser impossível. A estratégia…

Leia Mais

TRADE DRESS? WTF?

A maioria dos empreendedores sequer ouviu falar sobre “Trade Dress”, mas com certeza muitos deles aplicam esse conceito nos seus produtos. O termo em inglês Trade Dress geralmente é traduzido para o português como “conjunto imagem”, mas fica mais fácil…

Leia Mais

VOCÊ PRECISA MESMO PROTEGER A SUA RECEITA?

Uma das maiores preocupações dos produtores de bebidas ciganos (que não possuem fábrica própria e terceirizam a produção) é a proteção das suas receitas. Praticamente todo mundo que terceiriza a sua produção tem receio de que a fábrica produtora se…

Leia Mais

USO DE PERSONAGENS EM RÓTULOS

É muito comum em diferentes ramos de negócio o uso indevido de marca e a violação de direitos autorais. No setor de bebidas infelizmente não é diferente: são várias as empresas que inadvertidamente (ou não) utilizam indevidamente propriedade intelectual (PI)…

Leia Mais

E-BOOK COMO TER A SUA MARCA DE BEBIDA

Um verdadeiro Guia Definitivo para quem quer ter a sua Marca de Bebidas. Com o intuito de facilitar a vida de quem pensa em ter a sua própria marca de bebida desenvolvemos um ebook para servir como guia para o…

Leia Mais