ORIGENS A indústria de bebidas é um dos setores mais antigos e prósperos do mundo, com uma rica história que remonta a milhares de anos. Da mesma forma, a prática de usar marcas para identificar produtos descende de tempos antigos,…
Blog
A Justiça Federal negou o pedido da empresa Science of Beer, proprietária da marca “Brazil Beer Challenge”, de identificação de concursos de cerveja, para que a Associação Brasileira das Microcervejarias e Empresas do Setor Cervejeiro (Abracerva) não pudesse mais usar…
Quando você deposita o seu pedido de marca, é necessário indicar quais produtos ou serviços sua marca visa a proteger. O INPI adota a Classificação Internacional de Produtos e Serviços de Nice (NCL, na sigla em inglês), que possui uma…
Existe uma etapa muito importante antes de lançar uma nova marca no mercado, a pesquisa de anterioridade. A pesquisa de anterioridade nada mais é que uma busca feita na plataforma do INPI para verificar se a marca pretendida já foi…
Em fevereiro de 2018, a cervejaria californiana Stone Brewing ajuizou ação contra o conglomerado cervejeiro MillerCoors, por estarem utilizando indevidamente a marca registrada Stone® na apresentação da lata Keystone Light; No final de março deste ano, a MillerCoors foi condenada…
O ebook Marca Cervejeira é um guia definitivo sobre marcas, voltado especificamente para o mercado cervejeiro. Agora não há mais desculpa para relegar o registro da marca da sua cervejaria e dos seus rótulos. A partir da leitura do material…
Existem muitas dúvidas relativas ao que pode ou não ser veiculado nas peças publicitárias de bebidas alcoólicas. Apesar de a grande maioria das marcas ter consciência e bom senso quanto ao conteúdo da publicidade, é necessário ter uma série de…
Já pensou em ter um artista ou esportista famoso promovendo a sua marca? Isso parece estar totalmente fora da realidade das microprodutores de bebidas, mas movimentos ocorridos em diversos mercados tornaram realidade algo que antes parecia ser impossível. A estratégia…
A maioria dos empreendedores sequer ouviu falar sobre “Trade Dress”, mas com certeza muitos deles aplicam esse conceito nos seus produtos. O termo em inglês Trade Dress geralmente é traduzido para o português como “conjunto imagem”, mas fica mais fácil…
Uma das maiores preocupações dos produtores de bebidas ciganos (que não possuem fábrica própria e terceirizam a produção) é a proteção das suas receitas. Praticamente todo mundo que terceiriza a sua produção tem receio de que a fábrica produtora se…
É muito comum em diferentes ramos de negócio o uso indevido de marca e a violação de direitos autorais. No setor de bebidas infelizmente não é diferente: são várias as empresas que inadvertidamente (ou não) utilizam indevidamente propriedade intelectual (PI)…
Um verdadeiro Guia Definitivo para quem quer ter a sua Marca de Bebidas. Com o intuito de facilitar a vida de quem pensa em ter a sua própria marca de bebida desenvolvemos um ebook para servir como guia para o…